Já está em fase de produção o 1º longa de animação totalmente realizado em BH
terça-feira, 24 de abril de 2012Num pequeno estúdio instalado no 17ª andar de um prédio no bairro do Centro de Belo Horizonte está em andamento, há cerca de dois meses, um feito que pode se tornar histórico: os preparativos para realização do primeiro longa-metragem de animação totalmente produzido em Belo Horizonte.
Traz histórias de um personagem ilustre e pouco conhecido: Curt Nimuendajú Unkel (1883–1945), um etnólogo que trocou a Alemanha pelo Brasil, vivendo durante décadas em várias tribos indígenas.
Em seu tempo foi chamado de “alemão com alma de índio”. Não é filme para crianças, mas para adultos, que aposta explicitamente na dimensão artística da animação.
A direção é de Tânia Anaya. Segundo ela, o trabalho ainda não tem título definitivo. Como Nimuendajú é nome difícil, ela pensa acrescentar um subtítulo, algo como “Aquele que encontrou seu lugar no mundo”, uma tradução do nome dado ao cientista pelos guaranis.
Ou talvez, acrescenta, “Cartas do sertão”. O filme terá 90 minutos e será uma “biografia ficcional” do cientista, pontuando momentos especiais de sua vida.
Uma equipe de nove animadores se dedica à criação dos fundamentos visuais (cenários, personagens, enquadramentos, iluminação) a partir de uma storyboard, um roteiro visual da história. A direção de arte é de Leonardo Cata Preta.
Fonte: divirta-se.uai.com.br
Mais notícias sobre o Centro de BH:
- Grupo coloca fogo em mulher no centro de BH
- Quadrinho Crepúsculo dos Samurais é apresentado no Centro de Belo Horizonte
- Início de Vigília de Oração pela Vida é no Centro de BH
- Morador de rua sofre tentativa de homicídio no centro de BH
- PBH promove Rede Ouvir no Parque Municipal no Centro de Belo Horizonte


