PBH promove Rede Ouvir no Parque Municipal no Centro de Belo Horizonte
sexta-feira, 13 de dezembro de 2013Na sequência das comemorações pelo aniversário de Belo Horizonte, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza o BH Cidadania Rede Ouvir Especial de Aniversário, neste sábado, dia 14, das 8h às 14h, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti (avenida Afonso pena, 1.377, Centro). Tendo à frente a Ouvidoria do Município (Ouvim), o evento busca aproximar a Prefeitura dos belo-horizontinos, estreitando o relacionamento entre o poder público e seus serviços e a sociedade.
A Ouvim, que funciona como um canal direto de comunicação entre o cidadão e a Prefeitura – um posto de escuta para que os moradores da cidade expressem seus anseios, façam críticas ou sugestões para a melhoria dos serviços prestados pela administração municipal –, programou diversas ações, em conjunto com outros órgãos da PBH e a Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais, para tornar efetiva a iniciativa.
A Ouvidoria do Município levará para o evento no Parque Municipal o programa Ouvidoria Itinerante, lançado em 2011 com o objetivo de captar as manifestações das pessoas em trânsito na cidade sobre os serviços da Prefeitura e encaminhá-las aos órgãos competentes, para esclarecimentos e soluções.
Esporte, saúde e cidadania
Durante o BH Cidadania Rede Ouvir, quem for ao Parque Municipal poderá participar de atividades do programa Academia a Céu Aberto, da Secretaria de Esporte e Lazer, que organizará, também, uma rua de lazer para a criançada; a Secretaria de Saúde estará presente com uma aula de lian gong e sessões de ginástica com equipes da Academia da Cidade, além de aferição da pressão arterial e medição de glicemia. A Fundação Municipal de Parques dará a sua contribuição com uma exposição de plantas medicinais e uma oficina de educação ambiental. A Secretaria Adjunta de Gestão Compartilhada disponibilizará pontos para votação no Orçamento Participativo Digital, em que os eleitores de BH poderão optar por um dos três empreendimentos propostos pela Prefeitura: 1) ampliação do sistema de videomonitoramento; 2) construção de um espaço multiuso para eventos culturais; 3) urbanização e revitalização de espaços públicos nas nove regiões da cidade.
SLU
A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) também participa do BH Cidadania Rede Ouvir Especial de Aniversário, com o estande interativo Conversando com a SLU. Técnicos de mobilização da autarquia irão dialogar com o público sobre a importância do consumo consciente, da reutilização de materiais e da reciclagem.
Quem passar pelo estande da SLU poderá ver, também, a exposição “As embalagens através dos tempos” e se encantar com os modelos do Gari Fashion, que demonstram como é possível aliar criatividade e sustentabilidade. Além de apreciar as mostras, o visitante receberá sacolinhas ecológicas para depositar lixo, bandanas e fitinhas estilizadas com mensagens, convidando o cidadão a ser parceiro da limpeza urbana, por meio da campanha “Eu participo – Não jogue lixo no chão”, ação de sucesso durante a primeira Virada Cultural de Belo Horizonte, realizada nos dias 14 e 15 de setembro deste ano.
Mais notícias sobre o Centro de BH:
- Polícia prende homem suspeito de participação em homicídios no Centro de Belo Horizonte
- PM e suspeitos de roubos trocam tiros na Região Centro-Sul de BH
- Centro Cultural do Minas Tênis, no Centro de BH, recebe obras emblemáticas de Tomie Ohtake
- Ladrão rouba bolsa de mulher e leva uma surra no Centro de Belo Horizonte
- Interdições nas avenidas Paraná e Santos Dumont alteram trânsito no Centro de BH