Procon BH alerta consumidores que vão viajar no Carnaval
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012O feriado de Carnaval está se aproximando e muitos consumidores aproveitam a data para deixar a capital. Nesta época as companhias de viagem, rodoviárias, aeroportos e estradas apresentam aumento no movimento. Para evitar imprevistos e aborrecimentos, a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BH) faz diversas recomendações.
No caso de aeroportos, quando o atraso do vôo for superior a uma hora, o consumidor tem direito a comunicação, tais como ligação telefônica, acesso a internet ou outros. Após duas horas de atraso, alimentação adequada. No caso do atraso ultrapassar quatro horas, a companhia aérea deve oferecer acomodação, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem. “No caso do consumidor residir na localidade do aeroporto de origem, a companhia aérea poderá deixar de oferecer serviço de hospedagem”, explica a coordenadora Maria Laura.
Segundo Maria Laura, o ideal é pesquisar os melhores preços e condições de pagamentos tanto para hospedagem quanto para passagens aéreas. Para consultar se existem reclamações sobre o hotel ou pousada escolhida, o consumidor pode acessar o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, divulgado anualmente pelo Procon. A pesquisa poderá ser feita através do Site do Procon de BH.
Nas compras de pacotes turísticos, o consumidor deve formalizar a compra através de um contrato, que deve conter informações claras sobre o pacote (roteiro de passeios inclusos, formas de pagamento, classificação do hotel, tipos de acomodações, passagens, taxas extras, translado, número de refeições, etc.). Veja se tudo que foi ofertado verbalmente consta nas cláusulas do contrato para que possa reivindicar seus direitos.
As reclamações por extravio e dano ficam mais comuns nessa época do ano. É recomendável que a bagagem receba uma identificação externa e uma identificação interna contendo seus dados pessoais, pois, em caso de extravio ou esquecimento, facilitará a recuperação.
É importante ressaltar que os passageiros idosos, com idade igual ou superior a 65 anos, portadores de necessidades especiais, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas de crianças de colo têm prioridade no atendimento prestado por todos os serviços. No transporte coletivo e em aviões e ônibus, os deficientes visuais têm o direito de viajar acompanhados dos respectivos cães-guia.
O Procon-BH funciona na avenida Santos Dumont, 363, no Bairro do Centro BH, das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, onde podem ser feitas reclamações.
Registros de menor complexidade podem ser atendidos no Site do Procon de BH.
Informações podem ser obtidas no telefone 156, opção 3.
Fonte: ABN (Associação Brasileira de Notícias)


